expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

17/10/2016

A importância de se planejar e de se variar um programa de treinamento

Olá pessoal, hoje estou aqui para falar e esclarecer a importância de se ter um programa de treinamento planejado e acompanhado por profissionais capacitados, que neste caso somos nos profissionais de educação física. 

Infelizmente, hoje em dia é muito comum pessoas ‘’copiando’’ e seguindo treinos de outras, e o pior, praticando estes treinos em sua rotina. Algumas pelo fato de seguirem e admirarem o trabalho e o corpo de famosos da área do fitness, amigos ...por quererem treinar junto e acompanhar um amigo ou parente... outras ainda por não achar necessário e importante um programa personalizado, feito para ela... 

ATENÇÃO! Isso é falta de informação e cabe a mim, como profissional de educação física  alertar e esclarecer a importância de se ter um programa de treinamento feito especialmente para você! 

Para se planejar e se prescrever algum tipo de treinamento, torna-se necessário um amplo conhecimento, estudado e entendido na graduação, desde anatomia, ate os que aqui neste caso, vou destacar... os PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO. 

POR QUE PLANEJAR O TREINO

Para contextualizar a importância de ter um profissional planejando e acompanhando de perto sua rotina de treinos, preciso citar um principio do treinamento.


·      Principio da Individualidade Biológica – Sem duvidas um dos principais e mais importantes, porque e a partir dele que se tem um ponto de partida para o planejamento de um treino. Ele explica que cada individuo, mesmo sujeito  a mesmos estímulos, mesma intensidade de treino, método ou protocolo que outro, pode responder de maneiras diferentes e variadas, devido a seus fatores individuais ( fatores genéticos e variações de respostas biológicas).  

      Uma oportunidade excelente que tenho de conhecer meu aluno esta na avaliação física(onde faço testes e uma anamnese - já citados em posts anteriores), nela coleto dados específicos e cruciais que vão me levar a planejar, de acordo com as características, com as reais necessidades e também com os objetivos do meu aluno, o seu programa de treinamento. A este planejamento sistemático de um treinamento da-se o nome de PERIODIZAÇAO.

POR QUE VARIAR O TREINO 

Para entender o porque da necessidade de se variar um programa de treinamento, vejo a necessidade de citar dois princípios do treinamento.

·        Principio da Sobrecarga Progressiva – Aponta que um individuo precisa de sobrecargas maiores do que aquelas que já esta adaptado, assim, e possível aplicar sobrecargas de varias maneiras, não so aumentando o peso(Kg), mas alterando a intensidade e o volume do treinamento (que compreendem, na pratica, por exemplo, numero de series para um exercício, numero de repetições para cada serie, velocidade de execução para cada repetição, tempo de intervalo entre uma serie e outra, variações de métodos,  etc.
Este aumento de sobrecarga deve ser gradativo, levando em conta as recomendações da ACSM(American College of Sports Medicine), as repostas e a evolução do aluno ao treinamento.

·        Principio Da Variabilidade – Não tem como deixar de citar este ultimo principio, aqui diretamente relacionado ao assunto deste post, que explica que um individuo, mesmo submetido a um programa de treinamento individualizado e eficaz, só poderá executá-lo por um curto período, uma vez que, se adaptando ao treino, devera ser aplicado um novo estimulo para que seus resultados não fiquem estagnados e por conseqüência, prejudicados (fase de acomodação).

A variação e a base da periodização (e o processo de alteração de uma ou mais variáveis do treinamento) . Alem de potencializar os resultados, a variação do treino diminui o tédio e a monotonia, obstáculos para a motivação e continuidade. Mas, a forma que se varia vai depender primeiro da demanda de cada aluno, do ambiente de trabalho, material e, de forma direta conhecimento do profissional que esta acompanhando o aluno, que precisa conhecer muitos outros princípios, métodos entre outros inúmeros fatores que estão dentro do ‘’mundo’’ do treinamento de forca, que podemos citar em posts mais a frente.

Então, espero que tenha conseguido aqui, esclarecer a importância de se procurar um profissional capacitado, de educação física para planejar, acompanhar e variar o seu programa de treinamento, de acordo com as suas individualidades e necessidades, que vai conseguir superar junto com você dificuldades e te ajudar a se tornar uma pessoa mais ativa e saudável para toda a vida.  


Sara de Oliveira Pereira Mendonça
Professora de Educação Física
CREF- 036799-GRJ

Insta: @saraoliveiratrainer
Face: aqui
Whats: (24) 99834-5573

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulla Duarte © 2015 | Modelo Style | Layout customizado por Eliana Palhas | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©