expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

06/07/2016

Atividade física x frio



O inverno e uma época no ano em que normalmente diminui o fluxo de pessoas nas academias e em ambientes de atividades físicas de rotina. 

No frio, ocorrem sim mudanças em nosso corpo... o corpo treme, os dentes batem e as mãos e pés ficam gelados. Estas são tentativas do organismo se movimentar e gerar calor para evitar que a temperatura interna caia. 

As mudanças no corpo humano ocorrem mesmo quando a mudança nos termômetros é leve e não chega a números negativos. Nosso corpo e homeotérmico, ou seja, procura manter a temperatura do corpo regulada entre 36 e 37,5 graus, seja no inverno ou não. E para isso, sofre alterações que podem afetar de forma significativa nossa rotina. Se no verão suamos para resfriar e manter a temperatura do corpo, no inverno suamos menos para não perder temperatura. 

·         Ocorre uma diminuição na frequência cardíaca e da pressão arterial

·  Ocorre uma vasoconstrição das artérias com intuito de diminuir a perda de água, consequentemente menor fluxo sanguíneo nas extremidades (mãos e pés), por isso ficam geladas. Isso ocorre também para que os órgãos vitais internos fiquem aquecidos (coração e pulmões) 


·         O aparelho urinário passa a trabalhar mais e eliminamos mais liquido pela urina, o que nos deixa propensos a ficar com lábios e pele ressecados (então, mesmo que não sinta necessidade, se hidratar corretamente e essencial -1,5 a 2 litros por dia)

Como consequências disso tudo...somos mais lentos para realizar nossas atividades diárias, temos menos animo e mais vontade de ficar na cama, a fome aumenta... a vontade de comer doces e alimentos calóricos e maior... resumindo, parece que o frio foi feito para te engordar e te fazer regredir e perder quase tudo o que tem conquistado com os treinos e a dieta ...
Mas não e bem assim, tenho boas notícias...   

No frio, o corpo aumenta seu gasto energético, ou seja, se esta 10 graus, a pessoa inspira esse ar e o corpo então trabalha para ajustar a temperatura, isso quer dizer que o corpo então trabalha mais do que o normal. Assim, a necessidade de se controlar para não comer besteiras também deve ser maior. 

Para não comprometer as funções fisiológicas normais, o organismo aumenta a produção de calor elevando a taxa metabólica de repouso, aumentando o gasto calórico diário (ou seja, seu metabolismo fica mais acelerado).

 

 

Quem tem a possibilidade de mudar sua rotina, nos dias mais frios, se planeje e não deixe de lado os seus treinos ...se tem dificuldades em se exercitar de manha, vá em outro horário  ou se tem dificuldades em frequentar ambientes abertos, que tal a academia ou ate mesmo sua casa ... o importante e aproveitar as alterações positivas que seu corpo esta sofrendo nessa época para maximizar seu gasto energético( interessante estratégia para quem quer emagrecer) e não deixar sua rotina de atividades de lado em nenhuma época no ano!

 

Então, procure um profissional de educação física e aqueça seu inverno com um bom programa de treinamento e bons treinos!!!

 

 

Sara de Oliveira P. M.

                                                            Personal Trainer

CREF 036799

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulla Duarte © 2015 | Modelo Style | Layout customizado por Eliana Palhas | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©