expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

20/06/2016

Como tratar meu Melasma? #dramariananader

Oi gente, td bem? Sou a Dra Mariana Nader, dermatologista e colunista do blog. Hoje falarei com vocês sobre o MELASMA.  Doença a qual recebo vários questionamentos  de meus pacientes.São tantas dúvidas não é mesmo? 

Qual o melhor creme? Qual o melhor  tratamento?  Se o melasma tem cura? 
Se tem causa hormonal?  Se é genético? 

Dúvidas e mais dúvidas que tentarei esclarecer de forma clara e rápida para vocês. Falarei também do tratamento que foi  indicado para minha querida amiga e paciente Paula Duarte.

Eu acredito sempre na informação, os pacientes precisam ser informados exatamente sobre a doença que tem, assim como as taxas de sucesso que podem apresentar, bem como possíveis complicações.  Até para poderem decidir se vale a pena investirem seu tempo, dinheiro e bem estar psicológico.

Por isso,  gosto de deixar claro, já na primeira consulta, que o MELASMA é uma DOENÇA CRÔNICA , SEM CURA  E DE CAUSA DESCONHECIDA.  Porém com controle, que conseguimos dependendo do caso, clarear próximo a 100%.

O QUE É O MELASMA?




São manchas escuras, causadas pelo aumento de melanina e que aparecem principalmente no rosto, embora possa ser visualizada em qualquer área do corpo exposta ao sol. O corre preferencialmente em mulheres e em cerca de 10% dos homens.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DO MELASMA?

A medicina ainda não sabe explicar porque uma pessoa desenvolve o melasma.  A gravidez é o período mais comum de aparecimento das manchas, nessa caso é denominada, cloasma gravídico.
Sabe-se também que o aparecimento, tem alguma relação com a predisposição genética individual, o uso de anticoncepcionais orais, alterações da tireóide e principalmente exposição solar. Há quem tenha a mancha, mesmo  sem  esses fatores presentes.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE PREVENIR O MELASMA?

A melhor  forma de prevenção é utilizando o FILTRO SOLAR diariamente, que deve ser de alta proteção ,  deve ser reaplicado a cada 2h e devem proteger contra raios  UVA e UVB.

O filtro solar tópico deve ser usado  todos  os  dias, várias vezes principalmente em nosso meio.  Atualmente os filtros tem protegido toda gama de radiação inclusive infravermelho. A associação de filtros químicos e físicos é melhor pois incrementa a qualidade do bloqueador. 

Deve ser utilizado o dióxido de titânico e óxido de zinco associado a outros químicos como parsol ou benzafenonas.  COMPLICOU RS? Por isso digo da importância de consultar um dermatologista na hora da escolha do filtro solar.... e não saírem por aí usando o mesmo da vizinha ou da amiga que indicou pela revista.   

Ainda temos o veículo, que pode ser  em gel, creme, com cor, sem cor... e por aí vai... mas pra isso farei um post específico só pra eles ok?

Estudos recentes  provaram a eficácia do uso dos filtro solares em cápsulas! ISSO MESMO!


FILTRO SOLAR ORAL!



Eles ajudam a combater e corrigir os danos causados pelo efeito da luz do sol na nossa pele.
Nos pacientes com  melasma, ,  esses ‘’ comprimidos  mágicos’’, ajudam a fortalecer a imunidade e diminuir o processo inflamatório, ou seja, previnem a  reicidiva após o término do tratamento e ainda combatem o fotoenvelhecimento.




Existem várias marcas no mercado, eles podem ser manipulados e comprados prontos.

 
QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA O MELASMA?

Como já foi dito anteriormente e  repito isso mil vezes no consultório,  as vezes sou até cansativa rs...  mas prefiro ser bem clara em relação a isso!

O MELASMA NÃO TEM CURA, mas tem controle e que conseguimos clarear próximo a 100% dependendo do caso.

O tratamento exige disciplina , paciência e dedicação total do paciente. E o que é mais importante, o cuidado contínuo, pois a mancha pode voltar com o tempo.

Por isso é importante traçar um plano estratégico para a obtenção de resultado satisfatórios e duradouros.


A conduta correta é escolhida após uma minuciosa e detalhada  avaliação, que vai desde descobrirmos os fatores  causais e principalmente, após identificar o grau de profundidade da mancha, para isso contamos com o auxilio de uma lâmpada específica.

Existem várias marcas no mercado, eles podem ser manipulados e comprados prontos.




QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA O MELASMA?

Como já foi dito anteriormente e  repito isso mil vezes no consultório,  as vezes sou até cansativa rs...  mas prefiro ser bem clara em relação a isso!!!

O MELASMA NÃO TEM CURA, mas tem controle e que conseguimos clarear próximo a 100% dependendo do caso.
O tratamento exige disciplina , paciência e dedicação total do paciente. E o que é mais importante, o cuidado contínuo, pois a mancha pode voltar com o tempo.

Por isso é importante traçar um plano estratégico para a obtenção de resultado satisfatórios e duradouros.


A conduta correta é escolhida após uma minuciosa e detalhada  avaliação, que vai desde descobrirmos os fatores  causais e principalmente, após identificar o grau de profundidade da mancha, para isso contamos com o auxilio de uma lâmpada específica.

Existem no mercado inúmeros cremes clareadores para o tratamento de melasma. Os mais utilizados são: cremes à base de Hidroquinona, Ácido Retinóico (Tretinoína), Ácido Glicólico, Ácido Azelaico, Arbutin e várias outras substâncias. Na maioria dos casos os resultados começam a aparecer com 2 a 3 meses de tratamento.

O tratamento com peeling é mais rápido que o uso apenas dos cremes em domicílio, mas deve ser feito com cuidado e por médico experiente.

O clareamento das manchas será gradual e após esse período deverá manter os cremes clareadores em casa.

Ainda podemos associar o uso de lasers para o tratamento do melasma.Quando falamos em “Tratamento a Laser para Melasma” estamos falando de tecnologias com resultados muito bons, mas que devem ser executadas por um profissional treinado e que tenha muito cuidado e critério na escolha do melhor tratamento.



ESTRATÉGIA DE TRATAMENTO USADA NA PAULA

 O tratamento foi dividido em 3 dias


1º dia: PEELING 3D + Microagulhamento

PEELING 3D: Composto por uma mistura de ácidos e despigmentantes, feito de maneira sequencial, por 3 dias seguidos.


MICROAGULHAMENTO: Feito através de um rolinho com microagulhas, que após ser deslizado sobre o local tratado, a pele sofre microferimentos, desencadeando um processo inflamatório. A pele que está em volta do furinho reage e cicatriza, com isso grande quantidade de colágeno se forma na região. Por isso o microagulhamento é fantástico no tratamento de estrias, flacidez, cicatriz de acne, fechamento dos poros... Além de aumentar em 400x a penetração do ácido, ou seja, ele potencializa a ação do ácido nas regiões a serem tratadas.


2◦ e 3◦ dias: PEELING 3D E LASER 

Nos segundos e terceiro dias, fizemos o peeling 3d novamente e associamos ao laser terapêutico (luz vermelha), que acelera o processo de renovação celular e recuperação da pele e o led azul, que controla a produção de melanina.
Após esses 3 dias, foi dado um intervalo de 7 dias e foi repetida toda a conduta novamente, 3 dias seguidos de peeling, microagulhamento e laser.
Daremos a seguir um intervalo maior, de 21 dias para recuperação da pele e repetiremos a conduta.
Para manutenção e controle do tratamento, foi prescrito o uso de filtro solar oral, um comprimido por dia, junto associei antioxidantes para prevenir a ruguinhas.
Obviamente o uso diário de filtro solar tópico, orientações sobre a não exposição ao sol, mas caso ocorra, usar chapéus ou bonés, de preferencia que contenham filtro solar no tecido. E cremes clareadores para serem usados em casa diariamente.

Além de observações como: alimentos que devem ser evitados, dos cuidados com água quente do chuveiro, não usar esfoliante ou outro cosmético sem minha autorização.

Sei que a tentação é grande, mas não se deve, jamais, puxar as pelinhas que se desprendem aos poucos do rosto, geralmente é prescritos creme que aliviam esse desconforto.

Barba de marido ou namorado pode ser fatal nesse período rs, pois a pele está sensível demais. Uso de maquiagem também, é desaconselhado, pode chamar mais atenção do que esconder, além do risco de ferimentos na pele na hora de ser retirada.

E para concluir, repito mais uma vez, se você tem melasma, não se desespere, não existe cura, mas existe controle.
Se seguirem todas as orientações médicas a chance de melhora é grande. Não se automediquem, não confie em fórmulas caseiras, não use o creme que  a vizinha usou, cada mancha e cada pele é diferente uma da outra.

Mesmo que não clareie 100% sua mancha, ao término do tratamento, a pele melhora como um todo, lembre-se que o colágeno foi estimulado, a oleosidade está sendo controlada, os poros foram fechados, o viço aparece.....

Espero que eu tenha conseguido esclarecer as dúvidas de vocês sobre esse vilão!! Caso tenham perguntas estou a disposição de vocês.

Breve post com os resultados obtidos na Paula

 

MUITOS BEIJOS
  DRA MARIANA NADER


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulla Duarte © 2015 | Modelo Style | Layout customizado por Eliana Palhas | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©