expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

06/05/2014

Tipos de Xadrez

Como o xadrez promete ser o print da estação resolvi dar uma pesquisada nos inúmeros tipos. Que tal aprendermos um pouco mais sobre a padronagem? 
 Só uma curiosidade para começar: vocês sabiam que historicamente o xadrez remete à Idade do Ferro (700-50 a.C.), mais especificamente nos pântanos da Alemanha e Dinamarca? Em pesquisas arqueológicas foram escavados vários sacrifícios humanos, nos quais identificaram-se as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Estas se compunham quase exclusivamente de tecidos com padronagem xadrez em fio de lã. Os pigmentos de base vegetal (dos pântanos) é que davam cor à lã, naturalmente branca. Bem interessante né?
Xadrez Burberry: Criação da grife Burberry em 1924, esse xadrez tornou-se sua marca registrada. Nessa padronagem, o xadrez é formado por listras mais largas combinadas com listras finas.
11
12
Pied-de-poule: Do francês, “Pé de galinha”. A diferença para o pied-de-coq está no tamanho, pois o pied-de-poule é miúdo (O pied-de-coq tem quatro pontas, ao invés das tradicionais três do pied-de-poule). Mas foi Coco Chanel quem o transformou em um clássico e popularizou a padronagem, usando-a nos seus clássicos tailleurs.
15
Grunge: Listras largas combinadas com listras mais finas, ganhou popularidade a partir dos anos 80 e se consolidou nos anos 90.

Tartan Escocês: Em inglês, tartã significa tecido de lã leve. Originário das padronagens utilizadas pelos clãs escoceses sendo, gada tipo de padrão, referente a um clã, distinguindo uns dos outros. Tartã é uma trama fechada, possuindo listas diferentes que se cruzam e formam o xadrez.
42
43

Xadrez Vichy: Os quadradinhos coloridos sobre um fundo branco foram muito usados na década de 50. De quadrados miúdos, aparece bastante em aventais e toalhas de mesa. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto. A estampa é original da cidade francesa de Vichy, que fabricava tecidos leves de algodão para aventais e camisas.
2930
Buffalo: Também conhecida como Buffalo Plaid, é uma forma mais simples de xadrez com apenas duas cores e listras mais grossas. É típicamente americana e considerada a estampa dos lenhadores. Diz a lenda que, recebeu este nome porque os índios trocavam couro de búfalo por esse tecido. Parece ter origem remota no tartan escocês do clã MacGregor (vermelho e preto).
34
35
Old England: Tradicional da antiga Inglaterra, sua padronagem lembra a do Tartan.
45
46
4748
Madras: Xadrez de fio tinto que é formado na tecelagem. Esta padronagem é mais delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas.
06
07
Pied-de-coq: A estampa bicolor é maior e lembra a pegada de um galo. Daí seu nome (Piede-de-coq: “Pé de galo”). Parecido com o pied de poule.
17
19
Prince of Wales (Príncipe de Gales): o padrão original desta padronagem de xadrez é o preto e branco. Perfeito para roupas de alfaiataria pela predominância de cores sóbrias, como o cinza e o preto. Em tons neutros e complementares, ele é discreto e sóbrio.
02
22
Argyle: É o xadrez com padrão a partir de losangos transpassado por listras geralmente em cores contrastantes.
36
37
Para quem curte moda ou trabalha nesse meio, eu acho mega importante ter esse tipo de cultura e conhecimento.
Espero que vocês tenham gostado!
Bjim Bjim:*
Paula Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulla Duarte © 2015 | Modelo Style | Layout customizado por Eliana Palhas | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©